importancia-da-ventilacao-para-espacos-confinados

Importância da Ventilação para Espaços Confinados

por | out 1, 2021

Espaço Confinado: Saiba Mais sobre Essa Estrutura

Conforme a NR 33, regulamentação que versa sobre a segurança e saúde no trabalho em espaço confinado, esses locais são assim denominados porque consistem em estruturas cujos acessos são limitados. 

São, na verdade, ambientes impróprios para a ocupação humana contínua, sendo usados, apenas, em determinadas atividades laborais, como em resgates e salvamentos, na limpeza de dutos, entre outras.

Para que a operação em espaço confinado obtenha sucesso e esteja em conformidade com as normas vigentes, são necessários, ainda, EPI’s (equipamentos de proteção individual). Esses EPI’s, exigidos em espaço confinado, são: capacete e cinto de segurança, luvas adequadas, calçado fechado e respirador, bem como outros recursos.

Além disso, esses locais apresentam disposição insuficiente de oxigênio, o que pode provocar danos ao colaborador. Nesse quesito, é de extrema importância a ventilação para espaço confinado.

Na verdade, essa importância se dá haja vista que a preservação da integridade física do trabalhador, além de ser uma obrigação legal das empresas, contribui para a produtividade. Os funcionários que se sentem cuidados pela instituição e estão seguros no desempenho de seus ofícios tendem a efetuar as tarefas com mais precisão e destreza.

Então, para que você entenda um pouco mais sobre a importância da ventilação para espaço confinado, a C-Safety, empresa de equipamentos de segurança para espaço confinado e trabalho em altura, preparou este blog. Confira!

Ventilação para Espaço Confinado: Como é Feita?

A ventilação para espaço confinado não é apenas importante para fornecer maior aporte de oxigênio ao trabalhador. Na verdade, ela também serve para eliminar toxicidades do ar, como poeiras, gases poluentes e fumaças, e evitar a contaminação do indivíduo, bem como prejuízos ao seu sistema respiratório.

O processo de ventilação para espaço confinado depende da utilização de exaustores e insufladores. Os exaustores, em primeira instância, são indicados para áreas com potencial de explosão. 

Eles, portanto, são construídos com mecanismos elétricos à prova de explosão que atuam na retirada do ar contaminado. A partir da entrada de ar puro, é feita a dissipação dos gases tóxicos.

Os insufladores, por outro lado, são instrumentos que promovem a ventilação mecânica do espaço confinado. São imprescindíveis, sobretudo, em estruturas nas quais a entrada e a saída de ar são muito precárias. 

A partir deles, é feita a captação do ar externo e o seu redirecionamento para o ambiente restrito. Por isso, eles também são relevantes na eliminação de toxicidades do ar.

Em suma, os artefatos de ventilação para espaços confinados promovem o controle atmosférico, pois permitem o controle da pressão atmosférica no local, a regulagem dos níveis de oxigênio e a dissipação de ar prejudicial à saúde do trabalhador.

Todos esses equipamentos estão dispostos na NR33 e precisam obedecer, também, aos parâmetros de padronização, como o Inmetro, em âmbito nacional, e o Instituto de Eletrotécnica Internacional, em parâmetros globais. 

Além dos instrumentos de ventilação obrigatórios, que compõem os recursos a serem oferecidos pelo empregador, também é válido ressaltar que, para a segurança do colaborador e o sucesso da operação, a colaboração profissional é essencial.  

Nesse sentido, responsáveis técnicos, supervisores e vigias devem atuar em conjunto na promoção da atividade conforme as disposições legais. 

Vale ressaltar, ainda, que o não cumprimento com as disposições legais sobre trabalho em espaços confinados e, mais especificamente, sobre a ventilação em espaços confinados incorre em penalidades. Essas penalidades envolvem desde a aplicação de multas até a interdição do local.

C-Safety – Empresa de Equipamentos de Segurança

Como você pôde perceber no decorrer da leitura, a ventilação para espaços confinados é essencial ao bem-estar do colaborador durante o seu ofício e evita, inclusive, o surgimento de doenças laborais, como problemas respiratórios, ferimentos e escoriações advindas da inalação de substâncias tóxicas.

A preocupação com o colaborador, além de uma premissa legal, precisa ser uma postura de toda a empresa. Sendo assim, fornecer os itens de ventilação para espaço confinado adequados, bem como os EPI’s necessários ao desempenho da tarefa são formas de demonstrar cuidado com o trabalhador e ampliar a produtividade.

Com o objetivo de permitir que a sua empresa esteja sempre em segurança, a C-Safety, do grupo C-Tank, oferece soluções em Aluguel e Venda de Equipamentos EX para espaço confinado e trabalhos em altura

Os instrumentos que disponibilizamos são, por exemplo, cintos de segurança, luminárias EX, sopradores e, é claro, exaustores usados na ventilação elétrica para espaço confinado. Por isso, se você quer promover, ao seu colaborador, condições seguras e em conformidade com as normas vigentes, conte conosco! 

Outras Postagens

Como Funcionam as Bombas Pneumáticas? Veja Diferentes Tipos

Como Funcionam as Bombas Pneumáticas? Veja Diferentes Tipos

Como Funcionam as Bombas Pneumáticas? Veja Diferentes Tipos As bombas pneumáticas são dispositivos essenciais em muitas indústrias e aplicações que exigem o transporte de líquidos, gases ou até mesmo materiais sólidos em pó. Elas operam com base no princípio da...

ler mais
Resgate em Espaços Confinados: Quais os Tipos?

Resgate em Espaços Confinados: Quais os Tipos?

Resgate em Espaços Confinados Os espaços confinados representam um desafio único quando se trata de operações de resgate. Esses ambientes, caracterizados por restrições significativas de entrada e saída, podem incluir tanques, dutos, porões de navios, túneis e muitos...

ler mais