Você Sabe o Que é Segurança do Trabalho?
O ambiente de trabalho, enquanto esfera importante para o funcionamento da sociedade como um todo, é perpassado por regras e regulamentações, as quais estipulam pisos e tetos salariais, jornada de trabalho e medidas de segurança do trabalho.
Define-se, mais precisamente, como segurança do trabalho quaisquer normas, pontuais ou gerais, que se pautam na promoção da saúde e da integridade física do colaborador durante o exercício de sua atividade.
A segurança do trabalho é de suma importância, uma vez que, assim, minimizam-se os riscos de acidentes. Igualmente, caso eles ocorram, os parâmetros de segurança no trabalho estipulam a melhor forma de conduzir a situação para evitar agravos ao funcionário e a terceiros.
Dessa forma, qualquer empresa que se preze, sobretudo, aquelas que submetem seus empregados a ofícios periculosos, como espaços confinados e trabalhos em altura, devem e precisam seguir à risca dos preceitos de saúde e segurança do trabalho, de acordo com as disposições divulgadas pelo Ministério do Trabalho na forma de Normas Regulamentadoras.
Então, se você deseja saber mais sobre a segurança do trabalho e entender a sua verdadeira importância, continue esta leitura pela C-Safety, empresa de equipamentos EX para preservar a segurança e a integridade do seu funcionário de espaço confinado e trabalho em altura.
Segurança do Trabalho: Principais Normas
Conforme dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de acidentes laborais. De fato, ainda falta conscientização por parte de muitos empregadores com relação à importância das medidas de prevenção a acidentes e à promoção do bem-estar.
Pode-se dizer que os quatro pilares que compõem a segurança do trabalho são: observação e análise do ambiente laboral, prevenção a acidentes e à contratação de doenças de ofício, elaboração de um plano de ação e conscientização de todos os envolvidos.
Todas essas atitudes devem ser implementadas com o objetivo não apenas de evitar acidentes graves, mas, também, de reduzir a incidência de doenças ocupacionais. Consequentemente, haverá menos afastamentos e a produtividade do seu negócio será aprimorada.
Nesse viés, é importante citar o ISO 45001, isto é, uma convenção internacionalmente aceita, que, em 2018, sofreu acréscimos nas medidas propostas. Recentemente, em 2018, estipularam-se parâmetros rígidos com relação à prevenção de acidentes. O ISO 45001, então, é uma norma internacional voltada à implantação de um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) nas empresas.
O Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional encontra embasamento legal, também, nas normas regulamentadoras criadas e fiscalizadas, nacionalmente, pelo Ministério do Trabalho. As Normas Regulamentadoras (NR) são disposições complementares à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), especificamente, presentes no capítulo que versa sobre a Segurança e a Medicina do Trabalho.
Entre elas, podemos citar a NR 5, que prevê a criação de uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes), a NR 6, que trata do uso de EPI (equipamentos de proteção individual), a NR 33, que dispõe parâmetros mínimos para a segurança em espaços confinados, e a NR 35, que trata da segurança para trabalhos em altura. Além destas, existem várias outras, que devem ser seguidas para evitar perda humana e prejuízos à saúde de todos os envolvidos.
Entenda a Importância de Implementar as Medidas de Segurança do Trabalho
Saiba, agora, a importância de implementar medidas de segurança do trabalho no seu empreendimento, sobretudo, quando é exigido que o seu colaborador atue em situações perigosas, como em espaços confinados e em trabalhos em altura.
Conformidade Legal
É obrigação do órgão empregador promover saúde e segurança ocupacional. Isso o torna passível de multas e outras penalidades em caso de descumprimento.
Cuidado com os Colaboradores
É importante, por meio de medidas de saúde e segurança do trabalho, mostrar o cuidado com o seu funcionário. Assim, ele se sentirá preservado e cuidado, fato que o deixará mais tranquilo em seu ofício e, assim, aumentará a sua produtividade.
Retenção de Talentos
Profissionais que se sentem cuidados e valorizados, isto é, sentem que são importantes, tendem a querer permanecer na empresa. Sendo assim, estar em dia com as NR e respeitar os princípios de saúde e segurança do trabalho são pontos importantes para que bons profissionais se tornem funcionários fiéis.
C-Safety: Equipamentos em Segurança do Trabalho para Espaço Confinado e Trabalho em Altura
Agora que você sabe o que é segurança do trabalho e entende a importância de instituí-la como princípio inviolável no seu empreendimento, está na hora de contratar uma empresa devidamente qualificada para promover segurança do trabalho, mais especificamente, para espaços confinados e trabalhos em altura.
Nós, da C-Safety, temos a finalidade de atender e apoiar nossos clientes com soluções em aluguel e venda de equipamentos EX para espaços confinados e trabalhos em altura. Todos os itens comercializados por nós seguem os padrões de qualidade e servem como forma de regularização junto aos órgãos fiscalizadores, como o Ministério do Trabalho.
Por isso, acesse o nosso site e saiba mais! Conte conosco para promover o melhor em equipamentos de segurança aos seus colaboradores!