Equipamentos para espaços confinados | Veja quais são eles

por | dez 14, 2020

Conheça os equipamentos para espaços confinados: segurança em primeiro lugar

A Norma Regulamentadora (NR) que rege o trabalho em espaços confinados é a NR 33. Segundo a norma, qualquer área não projetada para ocupação humana, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. Logo, para trabalhar com segurança nesses tipos de ambientes é necessário saber quais são os equipamentos corretos para minimizar os riscos em espaços confinados.

Os espaços confinados comumentes encontrados na indústria são:

– Industria petróleo – tanques, vasos de pressão e galerias de acesso a máquinas e equipamentos

–  Construção civil– valas, poços, dutos, escavações e galerias subterrâneas;

–  Indústria agrícola – biodigestores, silos, poços, cisternas, esgotos e valas;

– Indústria alimentícia – fornos, depósitos, misturadores, secadores, tonéis e dutos;

– Indústria química– dutos, lavadores de ar, reatores e colunas de destilação;

– Metalurgia – tubulações, poços, tanques, coletores e depósito;

–  Serviços– esgotos, digestores, incineradores e galerias;

– Transportes – tanques de aviões, navios, caminhões e vagões

É importante salientar os riscos presentes nas atividades em espaços confinados, entre eles estão: incêndio ou explosão, soterramento, choques elétricos,  intoxicações por substâncias químicas, falta ou excesso de oxigênio. Logo é necessário ter uma equipe com treinamentos técnicos e equipamentos específicos, bem como habilitada para atuar caso seja necessário fazer um resgate de emergência

Como trabalhar com segurança em espaços confinados?

É de suma importância entender o que é considerado um espaço confinado, compreender quais são as exigências impostas pela NR-33 que tem como objetivo principal garantir uma gestão de segurança e saúde para os trabalhos realizados em espaços confinados. Para isso, dispõe de medidas técnicas preventivas, administrativas, pessoais e coletivas necessárias para garantir o trabalho seguro.

Além disso, a norma orienta de forma complementar que as empresas estejam de acordo com a NBR 16.577 bem como suas alterações posteriores , atuando com necessidade de capacitação e responsabilidade dos profissionais, controle das medidas de segurança dos trabalhadores que estão em contato com esses locais.

Quais são os equipamentos para espaço confinado?

Para trabalhar com segurança é necessário saber quais são os equipamentos corretos para minimizar os riscos em espaços confinados. Além de estar muito bem preparado tecnicamente para trabalhar em áreas restritas. Conheça alguns equipamentos  para o trabalho em espaços confinados.

Exaustores para Área Classificada (EX)

Ideal para a instalação em espaços confinados, segue todos os padrões de segurança estabelecidos pelas Normas Regulamentadoras, normas IEC, Inmetro e ATEX. Indicado em áreas potencialmente explosivas, o exaustor industrial permite que o trabalho seja executado com máximo de segurança para essas áreas.

Fabricado com componentes elétricos certificados à prova de explosão, é ainda testado para garantir qualidade e segurança conforme as limitações da classificação. Sua principal funcionalidade, é retirar o ar contaminado de um ambiente, a fim de atuar no processo de exaustão e insuflação com eficiência, melhorando sua qualidade e eliminar fumaças, poeiras ou gases poluentes desse ambiente, bem como oferecendo mais conforto térmico ao trabalhador.

Luminárias (EX)

Ideal para uso de plataformas e offshore, petroquímicas marítimas, indústria alimentícia, farmacêutica, entre inúmeros outros segmentos. Este equipamento, além de atender às especificações das Normas Regulamentadoras e possuir alto grau de proteção, permite uma configuração flexível de tarefas de alta qualidade e iluminação ambiente para atender a todas as condições de trabalho em áreas classificadas.

luminária EX oferece aos seus trabalhadores um alto nível de segurança através de uma configuração simples, alta capacidade de luminosidade, gerando assim maior conforto para os trabalhadores e total segurança.

Tripé para acesso e resgate

O tripé é um equipamento utilizado para acesso e resgate em espaços confinados. Possui três tubos telescópicos com parte superior dotada de olhais e pontos de ancoragens e geralmente são utilizados em bocas de visita, elipses, tampas de acesso à galerias subterrânea , acesso à tanques e compartimentos de máquinas

Detectores de gases

São utilizados para medir e indicar a concentração de gases emitidos no ambiente, bem como para impedir que o trabalhador seja exposto à substâncias tóxicas e para evitar incêndios.   Com ele, é possível monitorar pequenas áreas de trabalho que podem ser combinados para formar um sistema de proteção completo. 

Trava-quedas e /ou guincho

O trava quedas é um tipo de equipamento  composto por um cabo de aço ou poliéster que serve como proteção individual (EPI) contra quedas em alturas. Esse dispositivo é retraído ou estendido através de uma mola, que irá ser acionada quando necessário, dependendo dos movimentos verticais do colaborador. Já o guincho é utilizado na movimentação de cargas, ferramentas, máquinas, equipamentos, entulhos, e eventualmente, como auxiliar nos trabalhos de resgate

Empresa de equipamentos de espaços confinados

E a C-Safety – Empresa de Aluguel e Venda de Equipamentos é ideal para quem está buscando maior agilidade, segurança e com preço compatível no mercado dando suporte ao cliente sempre que ele necessite com equipamentos de segurança do trabalho de alta qualidade. Gostou de saber quais são os equipamentos para espaço confinado? Entre em contato conosco e fique por dentro de outras informações importantes!

Outras Postagens

Espaço Confinado: Tudo que Você Precisa Saber Sobre a NR33

Espaço Confinado: Tudo que Você Precisa Saber Sobre a NR33

A NR33 Regula o Trabalho em Espaços Confinados para Manter a Segurança no Trabalho para os Colaboradores. Que tal Saber Mais? O Trabalho em Espaços Confinados na NR 33 Antes de falarmos sobre as soluções em equipamentos para espaço confinado da C-Safety, empresa...

ler mais
Equipamentos de Segurança: Conheça os Produtos da C-Safety

Equipamentos de Segurança: Conheça os Produtos da C-Safety

Os Equipamentos de Segurança são Indispensáveis para Espaços Confinados e Trabalhos em Altura. Saiba Mais sobre Esse Tipo de Produto Encontrado na C-Safety!A Segurança no Trabalho: Uso de Equipamentos de SegurançaOs ambientes de trabalho são importantes para o...

ler mais
Espaço confinado: importância da certificação de EPIs

Espaço confinado: importância da certificação de EPIs

O Uso de EPIs Certificados é Essencial e Indispensável Para Garantir a Segurança dos Trabalhadores de Espaços Confinados. Continue Lendo Para Saber Mais!Equipamentos para Espaço Confinado: Conheça o Certificado de Aprovação de EPI Além de implantar todas as medidas de...

ler mais