conheca-o-sistema-de-ancoragem

Equipamentos Para Trabalho em Altura: Conheça o Sistema de Ancoragem

por | set 1, 2022

O trabalho em altura é um dos principais e mais comentados quando o assunto é profissões com grandes níveis de periculosidade.

De acordo com um estudo realizado com base em dados do antigo Ministério do Trabalho e da Revista Proteção, cerca de 40% dos acidentes de trabalho que acontecem anualmente no Brasil são as quedas de profissionais do trabalho em altura.

Esse número é assustador e reforça, ainda mais, a necessidade do uso de equipamentos para trabalho em altura que ofereçam segurança e proteção aos profissionais.

De fato, o exercício do trabalho em altura tem a segurança como um dos pontos principais e, dentre todos os equipamentos para trabalho em altura, o sistema de ancoragem cumpre um papel fundamental.

Conforme o Anexo II da NR 35, que rege o trabalho em altura, a definição do sistema de ancoragem é um “conjunto de componentes que incorpora um ou mais pontos de ancoragem, aos quais podem ser conectados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) contra quedas, diretamente ou por meio de outro componente”.

Ou seja, no trabalho em altura, um sistema de cordas e cabos de aço são presos em estruturas fixas e ancoram o trabalhador, de maneira que ele fique estável e não corra risco de sofrer uma possível queda.

O sistema de ancoragem é um dos equipamentos para trabalho em altura obrigatórios nas quatro categorias de equipamentos utilizados pelos profissionais do trabalho em altura: retenção de queda, posicionamento, acesso por corda e resgate.

Além de obrigatoriamente estar de acordo com uma série de normas técnicas, definidas por lei, o sistema de ancoragem compõe o Sistema de Proteção Individual Contra Quedas (SPIQ) e deve ser desenvolvido com base em um projeto realizado por um engenheiro ou um arquiteto.

Em relação à forma como esse sistema combina os equipamentos para trabalho em altura a fim de ancorar o profissional do trabalho em altura, nós explicaremos a seguir:

As vigas metálicas ou de concreto, por exemplo, formam a estrutura base para a instalação dos dispositivos de ancoragem, ou seja, os ganchos, argolas e âncoras que ligam a ancoragem aos equipamentos para trabalho em altura de conexão.

Já os equipamentos de conexão, que são os talabartes e travaquedas, vão presos ao cinturão paraquedista do colaborador que realiza o trabalho em altura.

Também existem as ancoragens para aço, concreto, telhados e outros materiais mais especializados, como postes e beirais. Dessa forma, os equipamentos para trabalho em altura que ancoram os profissionais podem ser temporários ou permanentes, contando com dispositivos específicos para cada caso.

Vale ressaltar que, de acordo com as Normas Reguladoras do trabalho em altura, somente profissionais devidamente capacitados estão habilitados a realizar uma análise do estado em que se encontra o local onde o sistema de ancoragem pode ser instalado.

Além disso, também é instituído por lei que os funcionários do trabalho em altura só podem exercer sua função após receber treinamento sobre segurança do trabalho, sistemas e equipamentos a serem utilizados.

Para qualquer trabalho em altura realizado acima de 2 metros, será obrigatório o uso do sistema de ancoragem, como para serviços de manutenção predial, industrial e offshore, para manutenção de máquinas e equipamentos, limpeza e manutenção de telhados e fachadas e, entre outros, atividades cujo acesso é feito por meio de cordas.

Mas, você ainda pode estar se perguntando o que faz do sistema de ancoragem um dos equipamentos para trabalho em altura mais importantes.

Continue lendo que nós, especialistas em locação e venda de equipamentos de segurança, te explicaremos no próximo tópico.

Qual a Importância do Sistema de Ancoragem Para o Trabalho em Altura?

Como dissemos logo no início do primeiro tópico, uma parte considerável dos acidentes de trabalho no Brasil acontece com profissionais do trabalho em altura e, como se isso já não fosse um grande problema, a maioria desses acidentes são fatais.

O sistema de ancoragem serve justamente para ser um ponto de suporte ao trabalhador, prevenindo as quedas e, se caso elas acontecerem, os equipamentos para trabalho em altura sustentam as forças aplicáveis, reduzindo as lesões e evitando até as mortes.

O uso do sistema de ancoragem, bem como de outros equipamentos para trabalho em altura, é importante, também, para demonstrar o cuidado em garantir a segurança dos colaboradores do trabalho em altura.

Esse cuidado é característica indispensável para que a empresa construa uma imagem positiva frente ao público, contribuindo até mesmo para a retenção de seus talentos na área do trabalho em altura.

Além disso, a utilização do sistema de ancoragem auxilia com que a organização atue de acordo com as normas reguladoras e os aspectos legais da segurança do trabalho em altura, mantendo-se distante de processos trabalhistas e garantindo o bem-estar dos profissionais do trabalho em altura.

Locação e Venda de Equipamentos de Segurança: Equipamentos Para Trabalho em Altura de Qualidade

Equipamentos para trabalho em altura com qualidade e preço justo, você encontra na C-Safety. Trabalhamos com locação e venda de equipamentos de segurança para atender a todas as demandas com eficiência e seriedade!

Acesse nosso site, conheça nossas soluções em locação e venda de equipamentos de segurança para o trabalho em altura e entre em contato conosco!

Outras Postagens

Como Funcionam as Bombas Pneumáticas? Veja Diferentes Tipos

Como Funcionam as Bombas Pneumáticas? Veja Diferentes Tipos

Como Funcionam as Bombas Pneumáticas? Veja Diferentes Tipos As bombas pneumáticas são dispositivos essenciais em muitas indústrias e aplicações que exigem o transporte de líquidos, gases ou até mesmo materiais sólidos em pó. Elas operam com base no princípio da...

ler mais
Resgate em Espaços Confinados: Quais os Tipos?

Resgate em Espaços Confinados: Quais os Tipos?

Resgate em Espaços Confinados Os espaços confinados representam um desafio único quando se trata de operações de resgate. Esses ambientes, caracterizados por restrições significativas de entrada e saída, podem incluir tanques, dutos, porões de navios, túneis e muitos...

ler mais