importancia-da-ventilacao-para-espacos-confinados

Importância da Ventilação para Espaços Confinados

por | out 1, 2021

Espaço Confinado: Saiba Mais sobre Essa Estrutura

Conforme a NR 33, regulamentação que versa sobre a segurança e saúde no trabalho em espaço confinado, esses locais são assim denominados porque consistem em estruturas cujos acessos são limitados. 

São, na verdade, ambientes impróprios para a ocupação humana contínua, sendo usados, apenas, em determinadas atividades laborais, como em resgates e salvamentos, na limpeza de dutos, entre outras.

Para que a operação em espaço confinado obtenha sucesso e esteja em conformidade com as normas vigentes, são necessários, ainda, EPI’s (equipamentos de proteção individual). Esses EPI’s, exigidos em espaço confinado, são: capacete e cinto de segurança, luvas adequadas, calçado fechado e respirador, bem como outros recursos.

Além disso, esses locais apresentam disposição insuficiente de oxigênio, o que pode provocar danos ao colaborador. Nesse quesito, é de extrema importância a ventilação para espaço confinado.

Na verdade, essa importância se dá haja vista que a preservação da integridade física do trabalhador, além de ser uma obrigação legal das empresas, contribui para a produtividade. Os funcionários que se sentem cuidados pela instituição e estão seguros no desempenho de seus ofícios tendem a efetuar as tarefas com mais precisão e destreza.

Então, para que você entenda um pouco mais sobre a importância da ventilação para espaço confinado, a C-Safety, empresa de equipamentos de segurança para espaço confinado e trabalho em altura, preparou este blog. Confira!

Ventilação para Espaço Confinado: Como é Feita?

A ventilação para espaço confinado não é apenas importante para fornecer maior aporte de oxigênio ao trabalhador. Na verdade, ela também serve para eliminar toxicidades do ar, como poeiras, gases poluentes e fumaças, e evitar a contaminação do indivíduo, bem como prejuízos ao seu sistema respiratório.

O processo de ventilação para espaço confinado depende da utilização de exaustores e insufladores. Os exaustores, em primeira instância, são indicados para áreas com potencial de explosão. 

Eles, portanto, são construídos com mecanismos elétricos à prova de explosão que atuam na retirada do ar contaminado. A partir da entrada de ar puro, é feita a dissipação dos gases tóxicos.

Os insufladores, por outro lado, são instrumentos que promovem a ventilação mecânica do espaço confinado. São imprescindíveis, sobretudo, em estruturas nas quais a entrada e a saída de ar são muito precárias. 

A partir deles, é feita a captação do ar externo e o seu redirecionamento para o ambiente restrito. Por isso, eles também são relevantes na eliminação de toxicidades do ar.

Em suma, os artefatos de ventilação para espaços confinados promovem o controle atmosférico, pois permitem o controle da pressão atmosférica no local, a regulagem dos níveis de oxigênio e a dissipação de ar prejudicial à saúde do trabalhador.

Todos esses equipamentos estão dispostos na NR33 e precisam obedecer, também, aos parâmetros de padronização, como o Inmetro, em âmbito nacional, e o Instituto de Eletrotécnica Internacional, em parâmetros globais. 

Além dos instrumentos de ventilação obrigatórios, que compõem os recursos a serem oferecidos pelo empregador, também é válido ressaltar que, para a segurança do colaborador e o sucesso da operação, a colaboração profissional é essencial.  

Nesse sentido, responsáveis técnicos, supervisores e vigias devem atuar em conjunto na promoção da atividade conforme as disposições legais. 

Vale ressaltar, ainda, que o não cumprimento com as disposições legais sobre trabalho em espaços confinados e, mais especificamente, sobre a ventilação em espaços confinados incorre em penalidades. Essas penalidades envolvem desde a aplicação de multas até a interdição do local.

C-Safety – Empresa de Equipamentos de Segurança

Como você pôde perceber no decorrer da leitura, a ventilação para espaços confinados é essencial ao bem-estar do colaborador durante o seu ofício e evita, inclusive, o surgimento de doenças laborais, como problemas respiratórios, ferimentos e escoriações advindas da inalação de substâncias tóxicas.

A preocupação com o colaborador, além de uma premissa legal, precisa ser uma postura de toda a empresa. Sendo assim, fornecer os itens de ventilação para espaço confinado adequados, bem como os EPI’s necessários ao desempenho da tarefa são formas de demonstrar cuidado com o trabalhador e ampliar a produtividade.

Com o objetivo de permitir que a sua empresa esteja sempre em segurança, a C-Safety, do grupo C-Tank, oferece soluções em Aluguel e Venda de Equipamentos EX para espaço confinado e trabalhos em altura

Os instrumentos que disponibilizamos são, por exemplo, cintos de segurança, luminárias EX, sopradores e, é claro, exaustores usados na ventilação elétrica para espaço confinado. Por isso, se você quer promover, ao seu colaborador, condições seguras e em conformidade com as normas vigentes, conte conosco! 

Outras Postagens

NR 33: Tudo Sobre a Norma de Trabalhos em Espaços Confinados

NR 33: Tudo Sobre a Norma de Trabalhos em Espaços Confinados

NR 33: Tudo Sobre a Norma de Trabalhos em Espaços Confinados A Norma Regulamentadora 33 (NR 33) é um conjunto de diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, que visa garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que realizam atividades...

ler mais