Inspeção de Linha de Vida
SERVIÇOS
Inspeção de Linha de Vida
A inspeção de Linha de Vida é fundamental para garantir a eficiência e integridade da sua estrutura. A inspeção consiste na avaliação detalhada de cada componentes, identificando desgastes, avarias e deformações que podem comprometer o uso seguro do equipamento. Dessa forma, é possível prevenir riscos de acidentes nas atividades de trabalhos em altura.
A Norma Regulamentadora vigente (NBR 16.325/2014) estabelece a periodicidade de inspeção a cada 12 meses. Além disso, é importante que o serviço de inspeção e revisão quando aplicado, sejam realizados por profissional habilitado e acompanhado de ART (Atestado de Responsabilidade Técnica) emitido pelo departamento de Engenharia devidamente registrado no CREA.
Como é feita a Inspeção de Linha de Vida
A inspeção de linha de vida é o serviço que avalia as condições dos equipamentos, sendo verificados o desgaste dos cabos de aço, pilares de suporte, equipamentos soldados, esticadores, troleys, vigas e demais componentes que a linha de vida possuir.. Para esses casos, o inspetor recomenda que seja feita uma manutenção corretiva de acordo com as normas técnicas. Além disso, a inspeção em pontos de ancoragem e linha de vida prevê:
A avaliação de resistência do sistema de ancoragem para suportar a carga máxima aplicável;
A zona livre de queda necessária e uso obrigatório do absorvedor de energia em situações que existe risco de quedas;
O que deve saber antes de optar pelo Serviço de Inspeção de Linha de Vida
A Inspeção dos Pontos de Ancoragem e Linha de Vida é realizada por empresa especializada em conformidade às orientações normativas da NR 35 e demais normas de fabricação dos seus componentes e sistema de ancoragem. A norma regulamentadora do Ministério do Trabalho – NR 35, Trabalho em Altura, e a norma brasileira da ABNT – NBR 16325/2014 (Dispositivo de Ancoragem), estabelecem os seguintes critérios para a Inspeção dos Pontos de Ancoragem e Linha de Vida:
Inspeção inicial:
é o serviço de inspeção para validação da instalação inicial do sistema de linhas de vida feita pelo profissional legalmente habilitado, dando a conformidade de acordo com o projeto/fabricante da linha de vida ou ponto de ancoragem.
Inspeção de rotina:
é realizada pelo usuário antes da utilização, podendo ser registrada na sua liberação de trabalho afirmando não visualizar nenhuma anormalidade.
Inspeção periódica:
realizada em um período máximo de 12 meses por um profissional legalmente habilitado, seguindo as instruções do fabricante e todas normas regulamentadoras e técnicas aplicáveis.
É imprescindível o manual de instalação para todo sistema de linhas de vida e recomendações referente a inspeção dos pontos de ancoragem.