seguranca-do-trabalho

O que é, Afinal, Segurança do Trabalho?

por | jan 15, 2022

Você Sabe o Que é Segurança do Trabalho?

O ambiente de trabalho, enquanto esfera importante para o funcionamento da sociedade como um todo, é perpassado por regras e regulamentações, as quais estipulam pisos e tetos salariais, jornada de trabalho e medidas de segurança do trabalho.

Define-se, mais precisamente, como segurança do trabalho quaisquer normas, pontuais ou gerais, que se pautam na promoção da saúde e da integridade física do colaborador durante o exercício de sua atividade.

A segurança do trabalho é de suma importância, uma vez que, assim, minimizam-se os riscos de acidentes. Igualmente, caso eles ocorram, os parâmetros de segurança no trabalho estipulam a melhor forma de conduzir a situação para evitar agravos ao funcionário e a terceiros.

Dessa forma, qualquer empresa que se preze, sobretudo, aquelas que submetem seus empregados a ofícios periculosos, como espaços confinados e trabalhos em altura, devem e precisam seguir à risca dos preceitos de saúde e segurança do trabalho, de acordo com as disposições divulgadas pelo Ministério do Trabalho na forma de Normas Regulamentadoras.

Então, se você deseja saber mais sobre a segurança do trabalho e entender a sua verdadeira importância, continue esta leitura pela C-Safety, empresa de equipamentos EX para preservar a segurança e a integridade do seu funcionário de espaço confinado e trabalho em altura.

Segurança do Trabalho: Principais Normas

Conforme dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de acidentes laborais. De fato, ainda falta conscientização por parte de muitos empregadores com relação à importância das medidas de prevenção a acidentes e à promoção do bem-estar.

Pode-se dizer que os quatro pilares que compõem a segurança do trabalho são: observação e análise do ambiente laboral, prevenção a acidentes e à contratação de doenças de ofício, elaboração de um plano de ação e conscientização de todos os envolvidos.

Todas essas atitudes devem ser implementadas com o objetivo não apenas de evitar acidentes graves, mas, também, de reduzir a incidência de doenças ocupacionais. Consequentemente, haverá menos afastamentos e a produtividade do seu negócio será aprimorada.

Nesse viés, é importante citar o ISO 45001, isto é, uma convenção internacionalmente aceita, que, em 2018, sofreu acréscimos nas medidas propostas. Recentemente, em 2018, estipularam-se parâmetros rígidos com relação à prevenção de acidentes. O ISO 45001, então, é uma norma internacional voltada à implantação de um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) nas empresas.

O Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional encontra embasamento legal, também, nas normas regulamentadoras criadas e fiscalizadas, nacionalmente, pelo Ministério do Trabalho. As Normas Regulamentadoras (NR) são disposições complementares à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), especificamente, presentes no capítulo que versa sobre a Segurança e a Medicina do Trabalho.

Entre elas, podemos citar a NR 5, que prevê a criação de uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes), a NR 6, que trata do uso de EPI (equipamentos de proteção individual), a NR 33, que dispõe parâmetros mínimos para a segurança em espaços confinados, e a NR 35, que trata da segurança para trabalhos em altura. Além destas, existem várias outras, que devem ser seguidas para evitar perda humana e prejuízos à saúde de todos os envolvidos.

Entenda a Importância de Implementar as Medidas de Segurança do Trabalho

Saiba, agora, a importância de implementar medidas de segurança do trabalho no seu empreendimento, sobretudo, quando é exigido que o seu colaborador atue em situações perigosas, como em espaços confinados e em trabalhos em altura.

Conformidade Legal

É obrigação do órgão empregador promover saúde e segurança ocupacional. Isso o torna passível de multas e outras penalidades em caso de descumprimento. 

Cuidado com os Colaboradores

É importante, por meio de medidas de saúde e segurança do trabalho, mostrar o cuidado com o seu funcionário. Assim, ele se sentirá preservado e cuidado, fato que o deixará mais tranquilo em seu ofício e, assim, aumentará a sua produtividade.

Retenção de Talentos

Profissionais que se sentem cuidados e valorizados, isto é, sentem que são importantes, tendem a querer permanecer na empresa. Sendo assim, estar em dia com as NR e respeitar os princípios de saúde e segurança do trabalho são pontos importantes para que bons profissionais se tornem funcionários fiéis.

C-Safety: Equipamentos em Segurança do Trabalho para Espaço Confinado e Trabalho em Altura

Agora que você sabe o que é segurança do trabalho e entende a importância de instituí-la como princípio inviolável no seu empreendimento, está na hora de contratar uma empresa devidamente qualificada para promover segurança do trabalho, mais especificamente, para espaços confinados e trabalhos em altura.

Nós, da C-Safety, temos a finalidade de atender e apoiar nossos clientes com soluções em aluguel e venda de equipamentos EX para espaços confinados e trabalhos em altura. Todos os itens comercializados por nós seguem os padrões de qualidade e servem como forma de regularização junto aos órgãos fiscalizadores, como o Ministério do Trabalho.

Por isso, acesse o nosso site e saiba mais! Conte conosco para promover o melhor em equipamentos de segurança aos seus colaboradores!

Outras Postagens

Como Funcionam as Bombas Pneumáticas? Veja Diferentes Tipos

Como Funcionam as Bombas Pneumáticas? Veja Diferentes Tipos

Como Funcionam as Bombas Pneumáticas? Veja Diferentes Tipos As bombas pneumáticas são dispositivos essenciais em muitas indústrias e aplicações que exigem o transporte de líquidos, gases ou até mesmo materiais sólidos em pó. Elas operam com base no princípio da...

ler mais
Resgate em Espaços Confinados: Quais os Tipos?

Resgate em Espaços Confinados: Quais os Tipos?

Resgate em Espaços Confinados Os espaços confinados representam um desafio único quando se trata de operações de resgate. Esses ambientes, caracterizados por restrições significativas de entrada e saída, podem incluir tanques, dutos, porões de navios, túneis e muitos...

ler mais