Espaço Confinado: um Local de Risco que Requer Cuidados
Segundo o Ministério Público do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho, em pesquisa divulgada em 2021, a cada 100 mil vínculos empregatícios, ocorrem 6 mortes por acidente de trabalho. O Brasil, mais precisamente, é o 2° no ranking de acidentes de trabalho num grupo de 20 países, o G20.
Sendo assim, além da perda de uma vida, que acarreta danos irreparáveis, aumentam-se os gastos do órgão empregador com seguros de vida e indenizações. Além disso, uma empresa na qual acidentes são comuns, sejam eles fatais ou não, têm dificuldades em reter bons profissionais, uma vez que eles não se sentirão seguros.
Por isso, vale ressaltar que, em conformidade com a Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT), durante a atividade laboral, é dever do empregador fornecer a segurança do seu funcionário, preservando a sua vida e a dos demais. Igualmente, a NR 33 versa sobre o trabalho em espaço confinado e prevê uma gama de disposições a serem seguidas nesta ocupação de extrema periculosidade.
Sendo assim, a prevenção é a medida mais viável. O Ministério do Trabalho, por exemplo, prevê que, em ofícios de periculosidade, deve ser instituído um programa de prevenção a riscos ambientais (PPRA), por meio de conscientização constante, uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, bem como sinalizadores.
Em espaço confinado, mais especificamente, a sinalização é uma medida de proteção à vida, a fim de evitar os riscos provenientes desse tipo de ofício. A NR33, mais precisamente, é uma norma regulamentadora instituída pelo Ministério do Trabalho que versa sobre o tema.
Trata-se de uma forma de controle dos riscos inerentes a cada um desses espaço. Isso porque tais locais apresentam mobilidade reduzida, bem como entrada e saída prejudicadas. Igualmente, a ventilação dos espaços confinados torna-se problemática, já que pode haver insuficiência de ventilação e/ou presença de agentes contaminantes.
Então, se você deseja entender melhor a importância da sinalização para espaço confinado, continue esta leitura.
Importância da Sinalização para Espaço Confinado
A sinalização para espaço confinado pode ser composta por placas e barreiras metálicas ou plásticas. As placas, em primeiro lugar, devem indicar, nas cores amarelo e vermelho, que há perigo e risco de morte por perda de ventilação ou inalação de gases tóxicos. Deve-se, ainda, indicar que é proibida a entrada de profissionais não autorizados, deixando claro que há risco de morte.
As barreiras, que podem ser de metal ou de plástico, devem ser dispostas nos pontos de entrada e saída para que não ocorram acidentes, sobretudo, com terceiros. Em galerias subterrâneas, por exemplo, é imprescindível usar impedimentos para que outras pessoas não se acidentem e caiam no local durante as manutenções ou outros serviços realizados.
Além da sinalização para espaço confinado, a segurança depende de outros fatores, como itens de segurança individual, de proteção coletiva e de ventilação ou resgate. Esses aparatos podem ser: máscaras respiratórias, luvas e capacetes, bombas medidoras de oxigênio, guinchos resgatadores, exaustores e insufladores, entre outros.
O objetivo é manter a integridade do profissional intacta e, se necessário, implementar medidas de salvamento. Ou seja, placas e obstáculos são sinalizações para espaço confinado elementares. Com elas, o colaborador se conscientiza de que está exposto a esses riscos para manter a atenção.
Com isso, pode-se dizer que a sinalização para espaço confinado possui três importâncias básicas: a prevenção a acidentes, a promoção da segurança nas atividades laborais e a conformidade legal.
C-Safety: Dê Segurança ao Seu Colaborador
Segundo a NR 33, o empregador deve “identificar, isolar e sinalizar os espaços confinados para evitar a entrada de pessoas não autorizadas”. Isso porque, além de comuns, os acidentes de trabalho em espaço confinado podem ser letais. Podem, ainda, ocorrer por diversos motivos: falha humana, problemas nos equipamentos, falta de informação, iluminação escassa, ventilação prejudicada, entre outros.
Dessa forma, manter a sinalização para espaço confinado é minimizar esses riscos. Assim, se você deseja se manter em conformidade com os dispositivos legais, como a CLT e a NR 33, bem como preservar a vida de seus colaboradores, conte com a C-Safety. Em nosso site, você encontra luminárias pneumáticas LED, para ampliar a visibilidade do funcionário, bem como rolos de duto descartáveis e tripés, para delimitar e isolar as áreas de acesso ao espaço confinado.
Aqui na C-Safety, você encontra os melhores acessórios e equipamentos para espaço confinado, todos de acordo com as exigências legais. Por isso, acesse agora o nosso site e nos conheça melhor!