O Que São Espaços Confinados?
Espaço confinado é um local no qual se desempenha determinada atividade laboral. Nele, há ventilação restrita e risco de intoxicação pelo ar. Além disso, um espaço confinado denomina-se dessa forma por não ser propício à ocupação humana contínua, bem como por apresentar meios de entrada e saída limitados. São exemplos de espaço confinado: tubos, silos, caldeiras, reatores, galerias subterrâneas, entre outros.
As atividades desempenhadas nesses ambientes podem ser limpeza de rejeitos e retirada de lama, processo de paramentação, jateamentos e recobrimento de superfícies, assim como outros processos essenciais. Ao mesmo tempo que necessários, tais processos são extremamente perigosos, o que faz o espaço confinado ser considerado uma atividade insalubre.
Os profissionais atuantes, inclusive, precisam ter capacitação regulamentada pelo Ministério do Trabalho e conforme as normas de segurança no trabalho. Também é preciso fazer a devida sinalização do local, destinar vigilantes para evitar a entrada de terceiros e pedir ajuda, bem como realizar a emissão de documentos de permissão de entrada.
Atuar em espaço confinado requer responsabilidade tanto do colaborador quanto do órgão empregador. Tais deveres são devidamente descritos na Norma Regulamentadora 33, do Ministério do Trabalho, sobre a qual falaremos a seguir.
Neste texto, você entenderá os riscos que um espaço confinado implica, bem como as normas específicas para esse tipo de trabalho e os equipamentos que podem ser usados para manter a segurança dos envolvidos. Continue esta leitura preparada pela Ambipar, locação e venda de equipamentos de segurança!
Quais São os Riscos de um Espaço Confinado?
Em 5 de agosto de 2010, o soterramento de trabalhadores que atuavam em uma mina no Chile foi noticiado por vários portais jornalísticos mundo afora. Com isso, apesar de todos os funcionários terem saído com vida, a mina San José, no Chile, tornou-se conhecida e abriu um alerta para as questões relacionadas à segurança no trabalho, principalmente, em espaço confinado, que era o caso do local onde esses profissionais atuavam.
Esse fato, infelizmente, não é uma ocorrência isolada, uma vez que acidentes de trabalho são muito comuns, inclusive no Brasil. Para se ter uma noção, de acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 a 2018, ocorreram 16.455 mortes e 4.5 milhões acidentes de trabalho no país. Por isso, dispor de equipamentos para espaço confinado adequados é imprescindível.
Trabalhar em espaço confinado, como já dissemos, é uma atividade que demanda extrema responsabilidade, capacitações frequentes, uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, bem como noção dos riscos envolvidos. Além da ventilação incipiente, que, por si só, já é um fator de risco, esses locais podem ser danosos à vida humana por conta da tendência a alagamentos e, consequentemente, afogamentos, assim com pelo risco de asfixia, em decorrência da falta de ventilação e da possível intoxicação do ar.
Além disso, um espaço confinado pode oferecer outros perigos ao colaborador, tais como: soterramentos, explosões e incêndios, aumento das temperaturas, queimaduras, choques elétricos, intoxicação por substâncias químicas, ataque de animais peçonhentos, esmagamento, entre outros. Por isso, ao órgão empregador, cabe realizar uma Análise Preliminar de Risco, isto é, o mapeamento e a consequente documentação de todos esses fatores para prevenir acidentes.
Tal atribuição está prevista legalmente, conforme disposto na Norma Regulamentadora 33. Agora, entenda melhor as disposições deste documento e saiba a sua importância para manter a segurança no trabalho em espaço confinado, principalmente, quando tratamos dos equipamentos para espaço confinado!
Quais São as Normas para Espaço Confinado?
A norma específica para trabalho em espaço confinado é a Norma Regulamentadora 33, uma disposição legal a ser assumida em caráter obrigatório, criada pelo Ministério do Trabalho. A NR 33 versa sobre a Segurança e a Saúde nos Trabalhos em espaço confinado, sendo, então, de extrema relevância para a preservação da vida de todos os envolvidos, direta ou indiretamente, no ofício.
Seu texto básico foi elaborado por membros do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Fundacentro e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que compuseram um Grupo Técnico (GT). Após a elaboração de todas as disposições presentes na NR 33, o documento entrou em vigência em 2002. Outras normas, vale ressaltar, também se debruçam sobre a temática.
A NR 10 trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade, a NR 18 versa sobre as condições e Meio Ambiente de trabalho na indústria da construção, a NR 29 aborda a segurança e saúde no trabalho portuário, entre diversas outras regulamentações do Ministério do Trabalho. No entanto, elas não apresentavam enfoque no espaço confinado em si. Por isso, a NR 33 assume primordial relevância.
Por meio dela, fica atribuído ao empregador o dever de criar medidas de prevenção a acidentes e fornecer capacitação aos funcionários. Também é de responsabilidade dele emitir o PET (documento de permissão de entrada e trabalho) antes de qualquer ação desempenhada no espaço confinado. Igualmente, o contratante deve realizar a Análise Preliminar de Risco (APR), com base na anamnese do local e na identificação dos fatores periculosos e degradantes.
Conforme a NR 33. o uso de equipamentos para espaço confinado é obrigatório, isto é, os Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPI e EPC) devem ser fornecidos pela empresa ao funcionário. A este último, cabe a obrigação de utilizá-los corretamente e seguir todas as orientações de segurança dispostas nos documentos emitidos e em conformidade com os treinamentos realizados.
Na Ambipar Response Safety Equipment, empresa de locação e venda de equipamentos de segurança, fornecemos os equipamentos para espaço confinado. Na parte de ventilação, temos exaustor para espaço confinado e ventiladores EX, ou seja, à prova de fogo e explosão; já na parte de visibilidade para espaço confinado, temos iluminadores EX.
No quesito acesso e resgate, aqui na Ambipar Response Safety Equipment, você encontra tripés para espaço confinado, trava-quedas retrátil, maca tipo envelope e guinchos manuais. Conheça-nos um pouco mais a seguir!
Locação e Venda de Equipamentos para Espaços Confinados
Além de todas as medidas de segurança para espaço confinado que são de responsabilidade de todos os envolvidos nessa atividade laboral, é essencial se atentar à qualidade dos equipamentos para espaço confinado. Assim, numa empresa confiável de locação e venda de equipamentos de segurança, você obtém máxima qualidade em produtos para preservar o bem maior do seu empreendimento: a vida humana.
Aqui na Ambipar Response Safety Equipment, nós desenvolvemos soluções customizadas para os nossos clientes com a finalidade de tornar seus ambientes de trabalho mais seguros. Por conta do elevado risco envolvido em espaço confinado, estamos comprometidos com a excelência para prover aos nossos clientes o gerenciamento sistemático dos fatores de risco e facilitar o disciplinamento de operações. Entre em contato conosco e saiba mais dos nossos produtos!
Se você deseja se informar melhor sobre equipamentos para espaço confinado, itens de segurança e normas regulamentadoras, sobretudo para espaços confinados e trabalho em altura, continue acompanhando nosso blog!